Foto do escritorPrefeitura de Assis Brasil

Prefeito reivindica na Funai reabertura do posto de atendimento a comunidade indígena

Cumprindo agenda na capital acreana, prefeito reivindica na Funai reabertura do posto de atendimento no município.

Nesta quarta-feira, 12, o prefeito Jerry Correia se reuniu em Rio Branco, com Coordenador da Funai no Estado do Acre, José Ciro.

Durante o encontro, o prefeito apresentou números dos indígenas de Assis Brasil e as diversas críticas e sugestões dos próprios indígenas quanto a ausência de uma unidade do órgão federal na região e ainda pontou que uma unidade da instituição tem mais de 4 (quatro) anos fechada, causando prejuízo a muitos indígenas. "Os índios são um patrimônio da humanidade, cultura importante que muito nos ensinou, especialmente na culinária e outras e temos a missão de protegê-los e assistí-los, por isso gostaria muito que a Funai retomasse os atendimentos no município assisbrasileiense" frisou o prefeito.

"Ciro, gostaria de pedir, reivindicar que a unai retorne com suas atividades em Assis Brasil, isso é muito importante para o povo indígena e para a cidade. Sabemos que a Fundação Nacional do Índio tem a missão de proteger e promover os direitos dos povos indígenas, e isso só será possível se tiver postos em todas as princpais localidades, especialmente na fronteira" pontou Jerry Correia.

O gestor da Funai no estado parabenizou o prefeito pela iniciativa e disse que levará o assunto as demais instâncias do órgão na capital federal e retornará o contato brevemente, mas vislumbra outras possibilidades para resolver alguns problemas pontuas apresentados pelo prefeito, temporariamente a partir de março do corrente ano, para beneficiar o povo indigena.